Autor Mensagem

INBardo

Rank 4
INBardo
Local
Rio de Janeiro Brazil
EnviadaDom Jul 10, 2011 11:03 pm

Como fazer uma Denúncia?

Tutorial sobre como denunciar do jeito certo
Como fazer uma Denúncia?

1. Introdução
2. Onde fazer a denúncia?
3. Preenchendo o formulário de ticket
4. Provas
5. Quais as punições?
6. Flamming
7. Quem analisa as denúncias?
8. Fui banido injustamente! O que posso fazer?
9. Tópicos Úteis
10. Glossário
11. Créditos e Agradecimentos

1. Introdução

Você está jogando tranquilamente. De repente, aparece algum outro jogador e começa à interferir no andamento do seu jogo. Ele dá KS, ou então está usando Hack, ou então te perseguindo com ofensas e xingamentos. Quem nunca passou por isso durante o jogo? Infelizmente, como toda comunidade, existem maus elementos também na nossa comunidade de jogo. Eles prejudicam o bem-estar das pessoas, seja atrapalhando-as ou seja obtendo vantagens injustas por meio de recursos ilegais.
Contudo, esse comportamento não precisa ficar impune. Você, enquanto bom jogador, pode tomar uma atitude para se certificar de que o mau jogador será punido pelas suas transgressões.
Infelizmente, muita gente não sabe o que fazer. Acaba fazendo as coisas da forma errada, e podem vir à perder a razão ao também infringir as regras quando só o que desejava era justiça.
Assim, decidi elaborar um tutorial para orientar as pessoas a cobrar os seus direitos da forma certa.
É importante dizer que, antes de fazer suas denúncias, você deve ler as Regras de Conduta do Servidor para saber que não está cometendo uma injustiça.

Vamos lá?

2. Onde fazer a Denúncia?

Muita gente se confunde onde fazer a denúncia. Postam no fórum, no chat de troca, no shoutbox do fórum... Essas medidas são ineficazes, já que o jeito certo de entrar em contato com os GMs é através de um Ticket

Somente através de uma RT (também chamado de “Ticket” ou “Report”) é que os GMs poderão analisar a sua denúncia e decidir se cabe ou não uma punição ao transgressor.

Você pode mandar o seu ticket através do link www.aeriagames.com/contact ou então seguir o passo-a-passo abaixo:

1- Na parte de baixo do fórum, no canto inferior esquerdo, existe o botão “Entre em Contato”. Clique nele.

2- Após isso, irá abrir a tela abaixo, que é uma tela de filtro. Dependendo das opções que você escolher, seu ticket irá para um departamento diferente. Isso serve para facilitar a vida dos GMs e agilizar o processo de análise de cada RT.

Você deve selecionar a categoria “Ajuda no Jogo”. A parte de “Solicitar Banimento” é uma tradução errônea do fórum US, o certo seria “Solicitar Revisão de Banimento”, ou “Apelo do Ban”. Explicarei isso melhor adiante.

3. Preenchendo o Formulário

Depois de seguir o passo-a-passo acima, você deve preencher um formulário. Ele serve pra que os GMs sejam capazes de analisar melhor os acontecimentos, e determinar se houve infração às regras ou não.
O formulário assusta um pouco de início, mas é algo que é preciso ser feito para que o seu Report siga adiante.

1- Cabeçalho

Aqui você se identifica e dá as informações à Equipe AEG sobre em qual jogo e qual servidor houve a transgressão.

Não é possível fazer Reports anônimos, mas não se preocupe. Os tickets são sigilosos e os GMs não irão revelar a identidade do autor de um Report à ninguém, nem mesmo aos GSs

OBS: Por enquanto, o único servidor que temos aqui no Shaiya PT é o Babilonia.

2- Provas

Nesta parte você disponibiliza o nome do personagem ofensor e os links dos vídeos e imagens que você deseja utilizar como prova da sua acusação.

Lembre-se de digitar o nome do ofensor exatamente como é no jogo. Se o nome do personagem é “xXxF-U-L-A-N-OxXx” e você só escreve “fulano”, tem grande chances do seu report não dar em nada. A razão para isso é que “fulano” pode ser um outro personagem que nada tem a ver com a história, e pode acabar sendo acusado de um erro que não cometeu.

3- Data e Hora

Aqui você precisa informar o dia e a hora (e o fuso horário, pra que a Equipe possa determinar se vc é do Brasil ou de Portugal) em que você presenciou a infração às regras. Assim, quem analisar a sua denúncia poderá ter uma noção de onde olhar pra verificar a denúncia.
Dizem que os GMs tem acesso ao LOG do jogo, e que sua investigação de denúncias usa essa ferramenta para apurar a verdade das mesmas, e por isso a data e a hora são importantes de serem informados com precisão. Contudo, essa informação não é comprovada, foi-me dada por usuários e não por GMs, então não posso atestar se é verdade ou não.

4- Conteúdo

Aqui você especifica o assunto do Ticket, dizendo do que se trata a sua denúncia, e pode explicar detalhadamente o contexto no qual a situação aconteceu. Isso é importante para que os GMs saibam de fato o que estava acontecendo e possam apurar mais detalhadamente.
Se vc marcar o botão “envie uma cópia para mim”, vc receberá uma cópia da RT na sua caixa de e-mails.

Após preencher o formulário, aparecerá uma mensagem de confirmação do envio, com um número. Guarde esse número, com ele você pode acompanhar o andamento do seu atendimento.

Você receberá um e-mail em branco, apenas para confirmar o envio da sua RT

Pronto! Sua RT foi enviada! Agora você precisa esperar o prazo de até 10 dias úteis para obter uma resposta. Tenha paciência, os GMs são ocupados e possuem diversas outras tarefas a fazer. Mas se você aguardar, sua solicitações serão apreciadas pela Equipe.

4. Provas

Ao acusador, cabe o onus da Prova.
Todos são inocentes até que se prove o contrário.
Essas são prerrogativas básicas de qualquer processo onde se deseja que exista justiça no tratamento das partes.
Apenas a sua palavra não basta para determinar se alguém é culpado ou não. Coloque-se no lugar do acusado. Imagine que alguém não gosta de você e decidir fazer um report falso para te banir. Você gostaria de ser banido arbitrariamente sem provas de que cometeu uma infração?
Assim, se faz necessário que você use vídeos e imagens como prova da sua acusação.

Para gravar um vídeo, você precisa de programas especiais que transformam o que acontece na sua tela em um vídeo que pode ser subido para a internet. O programa mais usado é o FRAPS. Você pode obter mais informações à respeito do FRAPS no tópico Como uso o FRAPS? Tutorial Completo

Para conseguir imagens das suas ofensas, você pode tirar um Print Screen da tela apertando F12. Você vai precisar hospedar sua imagem num site para obter o link dela. Para mais informações sobre Prints, visite o tutorial [Em Construção! Desculpe por isso... você pode aguardar mais um pouco?

5. Quais as Punições?

Para cada infração, há uma punição diferente. Claro que existem circunstâncias que podem influenciar uma punição, atenuando ou agravando a infração.

Fique atento às Regras de Conduta do jogo para saber quais são as infrações possíveis.

6. Flamming

Algumas vezes, você pode se sentir tentado à expor o mau jogador aos outros, postando vídeos, imagens e/ou fazendo acusações via fórum, troca e/ou Shoutbox.

Contudo, isso é ilegal.

As regras são claras quando dizem que o fórum não é o lugar certo para se fazer denúncias. Você precisa enviar o Ticket para que sua denúncia seja apreciada e não deve abrir tópicos para expor usuários que tenham usado Hack, feito Stat Padding, dado KS ou cometido qualquer outro tipo de infração.

O motivo é simples: Essas pessoas ainda não foram julgadas pela Equipe para determinar se houve ou não infração.

Ao abrir um tópico para expor o usuário antes que os GMs cheguem à uma conclusão sobre a culpabilidade do usuário infrator caracteriza Flamming, que também é contra as regras.

Ao ter esse tipo de atitude, você também está infringindo as regras do jogo e pode ser banido. Então, não dê espaço para que isso aconteça, não dê sorte ao azar.

7. Quem analisa as Denúncias?

Muita gente envia uma enxurrada de Mensagens Privadas aos GSs, fazendo todo tipo de denúncia. Mas não são os GSs que fazem a análise das denúncias, e nem tem qualquer tipo de poder ou autoridade para punir os transgressores.
Só quem pode banir um jogador, receber uma denúncia e analisar cada caso são os GMs.

8. Fui Banido Injustamente! O que posso fazer?

Como já foi dito, os GMs são pessoas ocupadas. Eles têm uma série de tarefas, e como todo trabalhador, se perdem em prazos, atrasos, cronogramas e tudo o mais... assim, infelizmente, algumas vezes eles também cometem erros. É normal, acontece com qualquer pessoa. Mas para recorrer dessa decisão, você não precisa se desesperar, nem sair ofendendo deus e o mundo em vão. Basta recorrer ao Apelo do Ban

Assim, seu caso será reanalisado pela equipe de GMs, e eles poderão reverter a decisão, se o seu recurso se provar justificado.

9. Tópicos Úteis

Regras do Jogo- Tópico de AeriaGames LAT com as normas de conduta do jogo
Como Abrir um Chamado (Ticket/RT) – Tópico do [GM]Yagami ensinando a abrir chamados de forma a evitar atrasos
Como uso o FRAPS? Tutorial Completo- Tutorial feito por mim ensinando à usar o programa FRAPS para gravar vídeos do jogo
Como Hospedar uma Imagem para obter o Link – Tópico do usuário Silverhawk ensinando a hospedar imagens na internet usando o site Imageshack

10. Glossário

Report- É o ticket enviado aos GMs com sua denúncia. Também é chamado de “Ticket”, de “RT” ou “Chamado”
KS- Killing Steal. É quando um jogador ataca mobs que você já estava atacando antes, com o intuito de roubar-lhe a EXP ou o Drop.
Stat Padding- É quando um jogador joga com uma ou mais contas em facções opostas, e permanece matando os seus próprios personagens, com o intuito de subir de Rank no PvP e assim, obter vantagens ilegais no jogo.
Hack- É o uso de qualquer programa não permitido pela Aeria Games para obter vantagens ilegais no jogo.
GM – Game Master. É um funcionário da Aeria que trabalha administrando o servidor e no atendimento ao público que envia RTs
GS- Game Sage. É um jogador experiente que tem como função fornecer ajuda à outros jogadores mais novos na forma de conselhos e orientação.

11. Créditos e Agradecimentos

Agradecimentos à Equipe de GMs pela paciência com minhas perguntas cretinas o tempo inteiro. Obrigado Yagami, obrigado Rakou... metade de seus pecados serão perdoados se vcs me suportarem tempo suficiente.
Créditos ao usuário RodoxLestrange pela imagem sobre as punições
Agradecimentos à todos os amigos da Comunidade Shaiya que me dão força e demonstram tanto interesse nos meus tutoriais, com tanto reconhecimento e carinho. Obrigado a todos!

Bons Jogos!
Advertisement

cylemon

Rank 1
cylemon
Local
Brazil
EnviadaDom Jul 10, 2011 11:21 pm

Parabéns pelo Tutorial

Show de bola
INBardo,

Como passar, ler e não comentar?
Simplesmente perfeito, detalhado!
Assim sou obrigada a te dar um karma! Very Happy

Um Excelentíssimo trabalho!!!

Continue assim, um dia quero ser que nem vc!

=***
Pant xD

devakan

Rank 3
devakan
Local
Embaixada Nordein - Iris Brazil
EnviadaDom Jul 10, 2011 11:27 pm

Re: Parabéns pelo Tutorial

Show de bola
cylemon escreveu:
INBardo,

=***
Pant xD

Nãããããããoooo! Não faça isso Pantera. Você é linda como está. Para que ficar parecida com o INBa?

Deus te livre disso. Very Happy

Brincadeira mano INBa. Não me denuncie Very Happy

INBardo

Rank 4
INBardo
Local
Rio de Janeiro Brazil
EnviadaDom Jul 10, 2011 11:28 pm
Valeu, Pant!

Assim eu xono, hein?

kkkkkkkkkk

INBardo

Rank 4
INBardo
Local
Rio de Janeiro Brazil
EnviadaDom Jul 10, 2011 11:38 pm

Re: Parabéns pelo Tutorial

Show de bola
devakan escreveu:
cylemon escreveu:
INBardo,

=***
Pant xD

Nãããããããoooo! Não faça isso Pantera. Você é linda como está. Para que ficar parecida com o INBa?

Deus te livre disso. Very Happy

Brincadeira mano INBa. Não me denuncie Very Happy  

péla-saco! uahauhahuauhuahuahuhauhauhahuhau

CornoDemente

Rank 1
CornoDemente
Local
Cornulandia Brazil
EnviadaSeg Jul 11, 2011 1:34 am
INBardo escreveu:
Valeu, Pant!

Assim eu xono, hein?

kkkkkkkkkk  

Hnnnnn...
Pintou um Clima viuw...
ahshuashusauh'

INBardo

Rank 4
INBardo
Local
Rio de Janeiro Brazil
EnviadaSeg Jul 11, 2011 2:26 am
CornoDemente escreveu:
INBardo escreveu:
Valeu, Pant!

Assim eu xono, hein?

kkkkkkkkkk  

Hnnnnn...
Pintou um Clima viuw...
ahshuashusauh'  

É coisa de pele, lance de quimica.... uahahuuhuahau

macedin96

Rank 2
macedin96
Local
Willieoseu Brazil
EnviadaSeg Jul 11, 2011 2:49 am
Como sempre Dom INBardo ajudando mais uma vez!!

Se a candidatura pra GS fosse por votos, pode ter certeza que você ja era um deles Very Happy

CornoDemente

Rank 1
CornoDemente
Local
Cornulandia Brazil
EnviadaSeg Jul 11, 2011 11:33 am
INBardo escreveu:
CornoDemente escreveu:
INBardo escreveu:
Valeu, Pant!

Assim eu xono, hein?

kkkkkkkkkk  

Hnnnnn...
Pintou um Clima viuw...
ahshuashusauh'  

É coisa de pele, lance de quimica.... uahahuuhuahau  

O bixo Paquerador...
Acho que a Pantera ficou na sua em!
kkkkkkkkk

INBardo

Rank 4
INBardo
Local
Rio de Janeiro Brazil
EnviadaSeg Jul 11, 2011 1:17 pm
@Macedin

Dom INBardo foi prime! uahauhauhauhahuuahuah

Vlw pelo carinho, parcêro! tamo junto!

@CornoDemente

Mulherão desses dá bola pra mim não, chefia.... é a famosa "mulher de patrão"! uahauhahua

Mostrar os tópicos anteriores:   Classificar por: